Coletivo Enecos Bahia

Coletivo Enecos Bahia
Coletivo Enecos Bahia

Sejam Bem-vindos!!!!

A todos aqueles que de alguma forma queiram contribuir para a construção deste Blog... Bem como acreditem e lutem pela democratização da Comunicação, pela qualidade de formação do comunicador e pelo combate às opressões... Sejam Bem vindos!!!

Leiam, comentem, contribuam e voltem sempre!!!

Bjikins e saudações

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

CaLeNdÁrIo LoUcO

Vamos fazer uma rápida reflexão sobre o nosso calendário nesse semestre atípico.
De tão louco começaremos a analisá-lo do fim para o início...


Mês de abril: O quarto mês do ano é marcado pelo fim do semestre antes que mais uma festa comece, a Semana Santa. Portanto, a Páscoa, que sempre é comemorada por ser um feriado fixo na quinta e na sexta, esse ano será nosso "período de férias" que dura até o fim do mês.



Mês de março: Único mês que teremos aula de segunda a sexta sem interrupções para festas. Nos outros lugares o ano começa aqui, na UNEB, estamos em fase de conclusão de semestre.

Mês de Fevereiro: O mês do carnaval. Já é o mês mais curto do ano e quando junta com a maior festa de rua do país já sabe né? Acaba tendo apenas 2 semanas inteiras. Sem contar os ensaios pré-carnavalescos, o dia de Iemanjá, a quarta-feira de cinzas, a quinta-feira de cinzas, a sexta-feira de cinzas e o sábado de cinzas; por isso nesses dias nada de aulas. Que tal atividades programadas?

Mês de Janeiro: Auge do verão. Todos estão de férias. Praia, sol, piscina, calor e... sala de aula. Isso mesmo no primeiro mês do ano de 2009 já estávamos fazendo trabalhos e, no fim do mês, na sala tendo aulas de sociologia, de sistemas internacionais da comunicação e de comunicação comunitária. Afinal férias pra que? Aluno da UNEB não tem férias. Os professores têm. Por isso no calendário acadêmico está escrito: 26/12 - Inicio do Período de Férias Docentes. 24/01 - Término do Período de Férias Docentes.
Os alunos ficaram durante o recesso dos docentes fazendo trabalhos, resumos e lendo vários textos de todas as matérias, pois eles não estavam de férias.





Mês de dezembro: Mês do natal, da festa de Nossa Senhora da Conceição e da despedida do ano. Por isso o mês teve duas semanas a menos.




Mês de novembro: Início do semestre. Quando todos os seus amigos estão prestes a entrar de férias, você estava prestes a entrar numa enrascada: ter aulas durante as férias e festas de fim de ano. As aulas começaram na segunda semana de novembro, mas duas disciplinas só tiveram início no último mês do ano por falta de professor.






Pré- balanço do semestre (já que ele ainda não foi encerrado): O único mês desse semestre em que teremos aulas todos os dias continuamente, sem festas ou feriados, será em março.
Os organizadores do calendário juram que quantidade de dias letivos estão de acordo com os outros semestres. Mas tantas interrupções acabam por fazer 2008.2 passar, aparentemente, muito rápido.
Então se faltar tempo ou carga horária por alguma emergência que tal utilizar as salvadoras atividades programadas?



Nenhum comentário:

Diante de uma questão levantada pelo Diretor do DCH I antes da impressão da primeira edição do Matutaí de que seria preciso “ver” o jornal a fim de saber se estaria dentro da ”Cultura da UNEB”, lançamos a enquete:O “Matutaí” corresponde a cultura na UNEB?