Coletivo Enecos Bahia

Coletivo Enecos Bahia
Coletivo Enecos Bahia

Sejam Bem-vindos!!!!

A todos aqueles que de alguma forma queiram contribuir para a construção deste Blog... Bem como acreditem e lutem pela democratização da Comunicação, pela qualidade de formação do comunicador e pelo combate às opressões... Sejam Bem vindos!!!

Leiam, comentem, contribuam e voltem sempre!!!

Bjikins e saudações

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Matutaí: Bastidores

Através de uma iniciativa do Centro Acadêmico de Comunicação Social – Gestão Zeferina – puxou-se a elaboração do jornal do curso: MATUTAÍ. Contamos com o apoio de vários estudantes, talvez não tantos como gostaríamos, mas o suficiente para produzir o jornal e realizar uma comemoraçãozinha de lançamento da primeira edição.

O interessante neste momento é ressaltar um episódio minimamente ridículo ocorrido na sala da direção do departamento. O nosso diretor do DCH I Egnaldo Pellegrino já estava ciente da produção de um jornal do curso de comunicação social. Logo, ao lhe solicitar um CED – Comunicação Escrita Dirigida – que vale como uma liberação para a gráfica da UNEB em nome do diretor do departamento a ser solicitado, Pellegrino afirmou não ser possível tamanha liberação. Era necessário ele ver o material a ser impresso.

O diálogo interessantíssimo:

Sr. P: É que eu preciso primeiro ver o que vocês produziram...

CA: Como assim ver? É o jornal do curso e precisamos de uma liberação para impressão.

Sr. P: É necessário... É pra ver se está dentro da cultura da UNEB... (que piada... falar em cultura da UNEB... não foi ele que proibiu definitivamente o Trote considerando-o nocivo? Alguém lembra dele argumentando que o trote fazia parte de uma cultura que deveria acabar na UNEB???)

CA: É sério diretor? E qual é então a cultura da UNEB?

Sr. P: RS (após muitos risos –dele) Diga-me você que é estudante de Comunicação...

CA: Pois então lhe digo como estudante de Comunicação da UNEB que com certeza o jornal do nosso curso está dentro dos “padrões” de cultura da universidade...

Sr. P: (Mais risos dele... a conversa toda é uma piada mesmo...) Não é sério...isto não é nenhum tipo de censura não viu? (hã? Alguém falou em censura??? Não... imagina!) olhe bem, você sabe que oficialmente (apelou...) você deveria me dar uma cópia do jornal anexa em um memorando solicitando as impressões, para eu avaliar e então autorizar e encaminhar para a gráfica não é??? (pena que apelou errado...)

CA: Jura? Eu achava que bastava eu te solicitar um CED e então você assinaria e eu mesma encaminharia para a gráfica e pronto... Não estou entendendo a dificuldade...

E mais meia dúzia de problemas e empecilhos depois... Com a liberação do CED sendo liberada apenas após Adailton dá um saque no jornal no pen drive e conferir que de fato é um jornal (Dããã...), sob protesto de Egnaldo, arranquei o pen drive antes que Adailton imprimisse uma cópia, peguei o CED com Adailton e zarpei para a Gráfica com a promessa de voltar para deixar Sr. P imprimir uma cópia exclusiva do jornal... (alguém acreditou nisto?)

Durante a saga da impressão do Matutaí encaramos ainda a falta de papel na gráfica da Uneb. Graças à Rádio Atividade conseguimos papel A3, porém o papel estava “frio” e amarelado, de forma que metade das nossas impressões saiu em branco...

Pois é... Problemas a parte, o lançamento do Matutaí no dia 16 de dezembro foi um sucesso!!!

Contamos com 25 estudantes do curso de comunicação Social e mais uns tantos outros de vários cursos que apareceram para compartilhar o pão... E, claro, um docente: Zilda Paim. Nossos sinceros agradecimentos.

Ressalto meu desprezo pelos estudantes apáticos (que singelo...) que preferiram ir embora mais cedo do que ficar um pouco mais e participar de uma atividade de lançamento de um veículo de comunicação do seu curso, sem falar da comida e bebida deliciosas e free. Mas,... Ficam os sinceros agradecimentos aos que participaram e que de uma forma ou de outra, mesmo que apenas prestigiando, contribuíram para esta iniciativa que é de todos que queiram.

Obrigada e Vamos à Segunda Edição que teve a estética melhorada com um papel de melhor qualidade e ganhou cores.

Nossos agradecimentos ao reitor

Nenhum comentário:

Diante de uma questão levantada pelo Diretor do DCH I antes da impressão da primeira edição do Matutaí de que seria preciso “ver” o jornal a fim de saber se estaria dentro da ”Cultura da UNEB”, lançamos a enquete:O “Matutaí” corresponde a cultura na UNEB?