Coletivo Enecos Bahia

Coletivo Enecos Bahia
Coletivo Enecos Bahia

Sejam Bem-vindos!!!!

A todos aqueles que de alguma forma queiram contribuir para a construção deste Blog... Bem como acreditem e lutem pela democratização da Comunicação, pela qualidade de formação do comunicador e pelo combate às opressões... Sejam Bem vindos!!!

Leiam, comentem, contribuam e voltem sempre!!!

Bjikins e saudações

sábado, 19 de setembro de 2009

Relatório Parcial da Matrícula Uneb 2009.2


Dados parciais:

26/08/2009 - Registro/ Atualização de dados dos alunos; Informações via email sobre a Matrícula WEB 2009.2; Definição/ Organização de Agenda para Atendimento (31/08 e 01/09; e de 09 a 14/09/2009)

31/08 e 01/09/2009 - 98 Orientações Presenciais para Matrícula WEB e Presencial

09/09/2009 - 44 Matriculas Presencias (TCC´s; Remanescentes; Casos para Notificações e pré-agendados)

10/09/2009 - 08 Matrículas Presencias (03 atendimentos para Mat. Especial 2009.2/ 05 atendimentos de alunos regulares)

11/09/2009 - 02 Matriculas Presencias

11/09/2009 - 04 Ajustes de Matricula WEB (Não conseguiram confirmar a matrícula porque: O site não carregava; Dados inválidos)

14/09/2009 - 05 Ajustes de Matrícula WEB (Não conseguiram confirmar a matrícula porque: Não obtiveram retorno da equipe técnica; Pendências com a Biblioteca; Dados inválidos)

15/09/2009 - 02 Matrículas Presencias (Os alunos alegaram total desconhecimento sobre a Matrícula WEB 2009.2)


RESULTADOS PARCIAIS ATE 15/09/2009

65 MATRÍCULAS PRESENCIAIS

Obs.: Quanto a matrícula WEB, apesar de já solicitado, a Srª Fernanda Cardoso (Equipe técnica), até o momento, não nos informou o total.


ABAIXO, A TÍTULO DE COLABORAÇÃO, SEGUEM ALGUMAS SUGESTÕES, BASEADAS EM OBSERVAÇÕES E REGISTROS REALIZADOS POR ALUNOS QUE SE INCUMBIRAM DE OBSERVAR O ANDAMENTO GERAL DO PROCESSO:



1.     Apesar da matrícula 2009.2 ser um projeto piloto seria interessante que já houvesse no portal da UNEB um link “Matrícula”;
2.     Igualmente, é necessário que no portal estejam todos os fluxogramas dos cursos da UNEB à disposição para consulta no ato da matrícula;
3.     Sugere-se a alteração da página inicial hoje disposta para a matrícula.  Isso porque, ao acessar a página surge uma espécie de índice que funciona de forma similar a um tutorial sobre o sistema (Sagres). Entretanto, o principal interesse para quem acessa a página é a realização da matrícula. Logo, seria pertinente que as informações sobre o sistema viessem dispostas em uma aba e não como a página inicial;
4.     Na página inicial pode ser acrescido um item com o “passo a passo” para a efetivação da matrícula;
5.     No primeiro dia de funcionamento da matrícula web (1º de setembro), até 12h, o sistema não funcionou. Ao tentar realizar a matrícula obtinha-se a informação de “registro não realizado/ autorizado”, o que inviabilizou o acesso;
6.     Após os primeiros acessos observou-se que mesmo “encerrando a sessão” ao realizar novo login apareciam os dados do estudante que havia acessado o sistema anteriormente. Ou seja, a página não estava atualizando as informações de forma regular;
7.     Até o dia 11 de setembro a atualização cadastral não era possível. Ao tentar alterar informações como e-mail e telefone celular obtinham-se a informação de que o site está em manutenção ou o site tem um erro de programação;
8.     As opções “notas” e “boletim do período” aparentemente são repetitivas, visto que ambas referem-se ao período (semestre) em curso;
9.     Ocorreram problemas com as disciplinas de Educação Física durante o período regular de matrícula, uma vez que nem todas as opções de horários foram disponibilizadas pela matrícula web, a exemplo a disciplina 00.P2.00;
10.  No item “matrícula web – graduação”, ao aparecer o “Resultado Pré-Matrícula” não ocorre a atualização do semestre. Assim, apesar de o estudante cursar o 8º semestre, por exemplo, ainda consta 6º semestre. Essa situação acontecia também na matrícula presencial, contudo, com o processo de informatização o ideal é que a atualização seja automática.
11. Em próximas ocasiões, que seja considerado e providenciado suporte/plantão da equipe técnica TRENDS em finais de semana/ feriado, para que não ocorra, como nestas datas de 05, 06 e 07/09/2009, de estarmos todos trabalhando em prol dessa Matrícula, mesmo em nossa casas, e não podermos contar com a referida equipe para solucionar problemas básicos, o que nos impediu de alcançarmos ainda maior êxito;
12. Dentre outras, para o sucesso desse processo, duas ações devem ser consideradas fundamentais: a) A possiblidade de uma comunicação ágil/ efetiva, via email/ telefone, com os alunos; b) A colaboração por parte dos professores no envio dos resultados das avaliações.



De antemão agradecemos a todos que colaboraram para que esse projeto piloto se realiza-se no DCH1, pessoas sem as quais não teríamos alcançado qualquer sucesso.

AGRADECIMENTO ESPECIAIS

Coord. do Curso de Com. Social/RP - Prof. Dr. Ruy Aguiar;

Coord. Sec. Academica DCH1 - Marta Mesquita pela confiança, apoio e empenho;

Centro Acadêmico de Com. Social 2009.2 pela imprescindível colaboraçao digitando e atualizando os dados e emails de todos os alunos do curso em tempo recorde; 


(( Pensei que a posse fosse agora na volta às aulas... Deviam ter usado a posse para começar a pôr em prática as ações propostas...  De qualquer forma... vamos esperar a nova gestão... e Boa Sorte a eles!!!))

Aos professores que compreenderam a importância do processo, e nos atenderam, enviando seus resultados antes mesmo dos prazos determinados;

Aos alunos, que em sua grande maioria, responderam prontamente às orientações/solicitações;

À Equipe Técnica da TRENDS pela atenção e disponibilidade (especialmente Almir e Fernanda).



Nenhum comentário:

Diante de uma questão levantada pelo Diretor do DCH I antes da impressão da primeira edição do Matutaí de que seria preciso “ver” o jornal a fim de saber se estaria dentro da ”Cultura da UNEB”, lançamos a enquete:O “Matutaí” corresponde a cultura na UNEB?