Coletivo Enecos Bahia

Coletivo Enecos Bahia
Coletivo Enecos Bahia

Sejam Bem-vindos!!!!

A todos aqueles que de alguma forma queiram contribuir para a construção deste Blog... Bem como acreditem e lutem pela democratização da Comunicação, pela qualidade de formação do comunicador e pelo combate às opressões... Sejam Bem vindos!!!

Leiam, comentem, contribuam e voltem sempre!!!

Bjikins e saudações

domingo, 24 de maio de 2009

E como não poderia passar despercebido...

Oie personas!!! Estamos hoje em mais um episódio dos escândalos do Departamento de Ciências Humanas...

No dia 12 de maio, terça-feira, os estudantes de Comunicação Social - Relações Públicas, resolveram fazer o trote dos calouros (2009.1). Nada mais natural não? Haja vista a cultura da universidade em receber de forma amistosa os novos integrantes dos cursos.

Fizemos uso de tintas, farinha de trigo, alguns ovos e bolas de água. Vale ressaltar que a calourada, e mesmo o trote, não ocorrem de forma agressiva ou violenta, como é tão explorado na mídia televisiva, e principalmente que NINGUÉM é/foi obrigado a participar do trote.

Consideramos que este é um momento único de inserção na universidade que deve, sim, ser comemorado e existem muitas formas para isso.

Diante disto nossa calourada constituíu-se numa série de atividades que visavam não só a farriação, a festa e a zoeira, como também a inserção destes novos estudantes num espaço de discussões acadêmicas, estudantis e humanas.

Programação:

DIAS: 28/04 – TERÇA-FEIRA A 30/04 – QUINTA-FEIRA
•Doação de Sangue
•Doação de Papel Higiênico

DIA 04/04 – SEGUNDA-FEIRA
•Apresentação da certidão de doação, ou pagamento de uma "taxa".

DIA 06/04 – QUARTA-FEIRA
•Aula -Falsa de "Suênio"
•Quiz "Torta na Cara"
•Apresentação da Uneb
•Apresentação ENECOS
•Apresentação Centro Acadêmico

DIA 08/04 SEXTA-FEIRA
•Dinâmicas de Integração

DIA 12/05 TERÇA-FEIRA
• TROTE


ISSO TUDO PARA DIZER O QUÊ MESMO???

Apenas para comentar a atitude impensada e mesmo inconsequente do nosso diretor de departamento no dia do nosso trote.
Durante da preparação dos estudantes(veteranos) para a retirada dos calouros da sala de aula, de forma organizada, um dos funcionários da direção do Departamento de Ciências Humanas estava todo o tempo "informando" que trote era proibido no prédio e que o Diretor não ia gostar disso. Nós sabíamos da proibição do trote no departamento e por isso mesmo nada aconteceu/acontecería no DCH.

Minutos depois, aparece o Diretor para constatar com seus próprios olhos o nosso trote. Recolheu nossos copos com tinta e saiu afirmando "a prova do crime"... quem guenta??? qual foi o crime mesmo???

Emfim, solicitou gentilmente que soltássemos os calouros e não realizássemos o trote, porque ninguém faz trote na universidade... Engraçado... Acredito que o diretor do departamento não devia estar presente na Uneb quando na quinta-feira anterior os veteranos do Curso de Turismo "acabaram" com os calouros com muita, muita tinta proibida no departamento.

Quando questionado sobre isso, o diretor de Departamento apenas falou que "não viu". Será possível alguém não ter visto cerca de 40 pessoas exageradamente sujas de tinta circulando, correndo e gritando na UNEB? Enfim...

Voltando para a prova do crime... recolheu nossas tintas, exigiu que soltássemos os calouros. Conversamos publicamente. Deixamos claro aos calouros e ao diretor a nossa intenção. O trote não era obrigatório, não íamos sujar roupas, sapatos, etc.; não íamos machucar ninguém, nem bater, obrigar a nada... enfim. Íamos sujar de tinta e outras coisas.

Insatisfeito, o Diretor gritou que "quem quiser sair, sáia agora... Sáiam que eles vão sujar vocês, ..." e mais umas outras tantas asneiras...

A reação? Foi tudo: OS calouros, apáticos diante de tamanho chilique, permaneceram quietos. Quietos esperando pelo trote.

Decepcionado, o Diretor afirmou ainda, na presença de vários estudantes, calouros e veteranos, que ía processar um dos estudantes de comunicação Social por ele estar se envolvendo -novamente- em uma confusão por causa de trote.

(ABRE PARÊNTESES
O aluno é Marcos Cordeiro (Grito) que no ano anterior envolveu-se em um processo administrativo, aberto por outros estudantes do curso, após uma briga com agressão. Tudo isso foi uma questão pessoal. Não teve nenhuma relação com o trote da época ou mesmo com a calourada, como insiste em afirmar o Diretor. Contudo, aproveitando-se deste processo e desta confusão, foi aprovada a proibição do trote no departamento.
FECHA PARÊNTESES)

Uma aluna do curso teve de lembrar ao Diretor este fato, porque afinal, todos sabem, inclusive, para não dizxer em especial, o nosso diretor também sabe, que a confusão deste estudante não foi por causa do trote. NÂO USÊMOS ISSO PARA NOS APROVEITARMOS...
Após isso... ele encerrou o assunto com um "vou observar como se dará o trote de vocês...".

Ainda bem que não ficou nos seguindo na universidade... huahauhaua

Vale ressaltar que a Universidade não possui nenhuma proibição contra o uso de tintas, farinha, etc. no trote. O nosso trote ocorreu na universidade, porém não no DCH.

Algumas questões a serem pensadas...

> Podemos misturar questões pessoais com questões políticas???
Referência de leitura: Raízes do Brasil - Sérgio Buarque de Holanda

> Que diabos representou esta aparição do Diretor?
eu diria que nada... ou no máximo um mico enorme para ele, que até então é um desconhecido para a maioria dos calouros, que por sinal perguntavam todo o tempo... "quem é esse?"

> Onde foi para o discurso de "cultura da Uneb"?? isso não foi pensado quando proibiram o trote...

Recolhendo nossas tintas ("provas do crime")


Relembrabdo que questões pessoais são questões pessoais... hehehe


Pois bem... comentem, escrevam, deixam suas impressões... é legal compartilharmos isso também!!! E principalmente questionarmos algumas atitudes e posições...

Nenhum comentário:

Diante de uma questão levantada pelo Diretor do DCH I antes da impressão da primeira edição do Matutaí de que seria preciso “ver” o jornal a fim de saber se estaria dentro da ”Cultura da UNEB”, lançamos a enquete:O “Matutaí” corresponde a cultura na UNEB?