Coletivo Enecos Bahia

Coletivo Enecos Bahia
Coletivo Enecos Bahia

Sejam Bem-vindos!!!!

A todos aqueles que de alguma forma queiram contribuir para a construção deste Blog... Bem como acreditem e lutem pela democratização da Comunicação, pela qualidade de formação do comunicador e pelo combate às opressões... Sejam Bem vindos!!!

Leiam, comentem, contribuam e voltem sempre!!!

Bjikins e saudações

quinta-feira, 18 de junho de 2009

1° Pré-encontro - Confiram!!!!



Coletivo ENECOS Bahia
Pré-Encontro ENECOM 2009 – Fortaleza/CE
Local: Universidade Católica do Salvador – UCSAL
Data: 16/06/2009
Tema: Apresentação da ENECOS e do Enecom 2009


RELATORIA DO PRIMEIRO PRÉ-ENCONTRO ENECOM 2009 – SALVADOR/BA


ESQUEMA DE DESENVOLVIMENTO DO PRÉ-ENCONTRO:
Enecos
• O que é;
• Quem participa;
• Como se organiza;
• Espaços
o GETs
o Encontros (Cobrecos, Erecom e Enecom)
• Bandeiras

Enecom 2009
• O que é;
• Quando ocorrerá;
• Onde ocorrerá;
• Quem organiza;
• Como fazer para participar
o Pré-encontros (por que fazê-los)
o Inscrições, articulação e organização das delegações
• Como o Encontro é organizado;
• Por que fazer um Encontro Nacional de Estudantes de Comunicação;
• Desmistificando os Encontros estudantis
o Encontro não é só festa;
o CO não é prestador de serviço nem babá;
o Encontro: uma construção coletiva: responsabilidade, comprometimento e proatividade são fundamentais;
o Observações gerais (desde a leitura do manual de sobrevivência até a responsabilidade pela realização dos espaços);
o Dúvidas
• Enecom 2009: Sociedade em (des) construção – faça da sua indignação a sua comunicação
o Tema
o Projeto
o Espaços
 Painéis
 Mini-cursos
 Auto-organização
 NVs
 Artecom/ Cineclube/ Simpecos
 Ato público
o Dúvidas


Atribuições para o desenvolvimento do Pré-encontro:

Enecos
Marcos “Grito” e Andrea

O Enecom
Rebeca e Janine

Pré-inscrições
Deko e Mariana

Faz tudo e registros fotográficos
Aline Fontes

Relatoria
O primeiro pré-encontro para o Enecom 2009 de Salvador/BA foi pensado numa perspectiva introdutória, visto que estimava-se grande participação de estudantes sem prévia aproximação com a ENECOS na ocasião. Participaram do pré-encontro 47 estudantes de 05 instituições de ensino superior de Salvador.
Iniciamos a discussões discorrendo sobre a Enecos, seu surgimento, histórico, e bandeiras. Em seguida, abordamos a composição da Executiva, o processo eleitoral e a organização em Regionais e Coletivos, destacando a proposta de atuação local e o papel dos Coletivos no desenvolvimento de ações que fortaleçam nossas bandeiras e aproximem a Enecos dos estudantes. Foram enfatizados os GETs, especialmente os de Democom e Combate às Opressões; e os ideais políticas da Enecos como a democratização da comunicação, sob a concepção desta como direito e como elemento relevante para a cidadania e uma nova perspectiva de sociedade.
A abordagem sobre o Enecom 2009 primou pela desmistifição dos Encontros Estudantis e do papel da Comissão Organizadora. Após informarmos sobre dados básicos como o período em que o Enecom ocorrerá, os valores de inscrições e as possíveis sedes discutimos as motivações para um encontro nacional, a abrangência deste, a sua importância para a socialização das ações locais da Enecos e a renovação dos espaços da Executiva. Apresentamos ainda a forma de organização prevista para o Encontro e, a partir daí, abordamos a concepção do encontro enquanto uma construção coletiva; um processo pelo qual todos os encontristas, não somente a CO, são responsáveis e com o qual todos devem ter comprometimento. Para fundamentar tal idéia tomamos alguns valores da Enecos como solidariedade, união, luta e reafirmamos a proposta do Encontro como construção coletiva; e que não deve ser entendido como espaço de pura diversão. Ao contrário, é fundamental que todos estejam envolvidos com o encontro para garantir a concretização dos espaços, os debates e as produções.
Posteriormente, apresentamos o projeto do Enecom 2009: tema, relação do tema com as bandeiras da Enecos, a necessidade de repensar o processo de formação e a atuação do comunicólogo. A partir deste ponto discutimos os espaços (painéis, mini-cursos e outros) propostos para o Enecom 2009, destacando o papel dos NVs e do Ato público. Sobre os NVs ressaltamos a oportunidade que temos de superar os muros da academia e articular o conhecimento teórico com a realidade, especialmente, com outros movimentos sociais, o que amplia nossos conhecimentos e fortalece o Mecom. Já sobre o Ato observou-se que esse é um espaço de organização e de contato com a sociedade; oportunidade em que dialogamos e expomos nossos valores, nossas propostas e bandeiras.

Entre as principais dúvidas apresentadas destacaram-se questões referentes a:
• Sede do encontro;
• Período de inscrição;
• Prazo para pagamento dos valores de pré-inscrição;
• Critérios para participação (“seleção”) no Encontro;
• Número de vagas.

A fase final do pré-encontro consistiu na realização das pré-inscrições. Apesar da presença de 47 estudantes somente 04 realizaram as pré-inscrições. A maioria dos estudantes alegou não ter o valor requerido para efetuar o pagamento no dia, já que quase todos dependem de salário ou bolsa, remunerações, quase sempre, indisponíveis neste período do mês. Alguns estudantes chegaram a solicitar prorrogação do prazo de pré-inscrição, mas informamos que isso não é possível já que o prazo já foi prorrogado. Após o dia 19/06 encaminharemos os nomes dos estudantes pré-inscritos em Salvador.
Encerradas as pré-inscrições finalizamos o pré-encontro e antecipamos que o próximo pré-encontro ocorrerá no dia 04 de julho, sábado, às 14h, na Universidade Federal da Bahia – UFBA, ocasião em que discutiremos A conferência de comunicação e a democratização da comunicação no Brasil.

Nenhum comentário:

Diante de uma questão levantada pelo Diretor do DCH I antes da impressão da primeira edição do Matutaí de que seria preciso “ver” o jornal a fim de saber se estaria dentro da ”Cultura da UNEB”, lançamos a enquete:O “Matutaí” corresponde a cultura na UNEB?